A Psicossíntese é um método de desenvolvimento psicológico e de autorrealização para aqueles que se recusam a permanecer escravos de seus próprios fantasmas internos ou das influências externas, e que estão determinados a se tornar mestres de suas próprias vidas.

Roberto Assagioli

A Psicossíntese, promovida por Roberto Assagioli, é uma abordagem psicológica de carácter espiritual aplicada à educação e terapia, em termos de vivência pessoal e transpessoal, promovendo o conhecimento, a harmonização e a actualização do potencial humano, no contexto individual, social e universal. Fomenta a manifestação de quem somos no mais profundo, no mais íntimo, no mais alto e no mais abrangente de nós mesmos, considerando a complexidade a nível da personalidade e visando a síntese bio-psíquica a nível do núcleo espiritual que nos anima.

Existencialmente considerada, a Psicossíntese refere-se à expressão espontânea da vida, acompanhada de uma abordagem psicológica holística, tendo em vista a adequada e feliz expressão do potencial humano, individual e colectivamente considerado.

Assagioli escreve: “Sob o ponto de vista científico, a Psicossíntese desenvolveu-se como uma concepção integral e dinâmica do ser humano.” Trata-se, segundo ele, de “um método de auto-educação, de educação e de cura.” Ele considera a sua abordagem psicológica como sendo, ao mesmo tempo “uma ciência e uma arte.” É efectivamente a arte de viver e, melhor dito, a expressão da própria vida. Daí ele falar da Psicossíntese como sendo, mais do que um conceito, uma entidade. Piero Ferrucci equipara esta síntese ao “nascimento de uma nova identidade.” Trata-se, mais precisamente, de uma nova forma de viver.